Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

O preço da eleição




A gasolina normal está custando 3,64 dolares por galão aqui na vizinhança. Dificil entender? E porque os americanos insistem em boicotar o sistema métrico. Mas eu explico. Um galão equivale a 3,78 litros. Com a cotação de hoje (2,02 reais por dólar), isso representa R$ 1,94 por litro.


Não é muito diferente do Brasil, mas os americanos estavam acostumados com preços bem menores. E isso pode custar a reeleição para Barack Obama. Quando ele assumiu, em 2009, o preço era 1,83 dólares por galão (R$ 1,12 por litro, de acordo com a cotação da época). O valor praticamente dobrou.


Aqui em Washington, a campanha já começou, com todo tipo de ataque de um candidato para o outro. Mas no restante do país, o americano médio não dá a mínima para politica e está preocupado mesmo é com o preço da gasolina.


A classe trabalhadora não consegue morar no centro das cidades, pois os preços são elevados. O jeito é viver nos subúrbios, muitas vezes mais de uma hora de carro do trabalho. Por isso, o preço da gasolina afeta a maioria das pessoas e pode definir a eleição.


Ninguém quer saber se o preço subiu por causa da cotação internacional do petróleo ou guerras. A culpa vai sobrar para o Obama. A oposição já esta usando esse argumento. A propaganda abaixo afirma que Obama quer que o preço chegue a 9 dólares por galão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário