Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Cidade dos parques

Em recente pesquisa, Washington DC foi considerada a quinta cidade americana em acesso a parques. De acordo com o levantamento, 96% dos moradores da cidade estão a 10 minutos de caminhada de uma praça ou parque. No meu caso, basta descer para o térreo. Este é o 10th St. Park, que ficou pronto no ano passado, bem debaixo da minha janela.



O problema dos parques da cidade, também apontado pela pesquisa, é o tamanho. Com algumas exceções, os parques de Washington são pequenos. No verão, o clima e bem quente e úmido, todo mundo sai  de casa e falta espaço. Na esquina, a 50 metros de casa, há outro pequeno triângulo verde, o Samuel Gompers Memorial Park.


Neste caso, o problema é o acesso. O parque fica na encruzilhada de uma avenida e três ruas, próximo a uma escola. Nos horários de pico, demora um tempão para atravessar até ele.
Mas Washington tem parques invejáveis, como o Mall. Meu lugar favorito para correr, ele oferece uma visãúnica. De um lado, o imponente Capitólio, o congresso americano.



Do outro lado, o Monumento a Washinton, a construção  mais alta da cidade. Impossível não olhar para o céu e procurar uma nave alienígena, pronta para atacar ou exigir uma audiência com o Obama.



Alguns parques, no centro comercial de Washington, mostram outros aspectos do país. Um exemplo é o Franklin Park, que fica na movimentada K Street NW. Durante o dia, o lugar enche de pessoas, a maioria fazendo pausa no serviço, comendo alguma coisa ou concentrada em seus celulares.


Mas conforme escurece, os sem-teto convergem para o local. Instituições de caridade já sabem que o Franklin Park virou ponto de referência e vão levar roupa ou comida. Embora a maioria dos sem-teto seja de negros, há gente de toda etnia. A situação ficou mais crítica depois da crise financeira. O colapso comecou no mercado imobiliário e milhões de pessoas perderam a casa. Mesmo durante o dia, há gente na praça, com todos seus pertences em pequenas malas.



A grande quantidade de praças é essencial em uma cidade onde praticamente todo mundo tem cachorro. Para quem gosta de bicho, uma certeza em qualquer praça ou parque de Washington e a existência de esquilos. Eles se proliferam pela cidade assim como os ratos em São Paulo. Se bem que, com exceção do rabo, os dois animais sao bem parecidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário