Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O túmulo de Poe



Quando tinha 16 anos encontrei um livro, na biblioteca do meu avô, que mudou minha visão sobre literatura. Um volume em capa dura vermelho chamado “Contos Extraordinários” reunia vários contos de Edgar Allan Poe (1809-49), o inventor do gênero policial. Até hoje este é o meu estilo literáio preferido.

Na primeira oportunidade de visitar Baltimore, a 65 km de Washington, a primeira coisa que me veio na cabeça foi o túmulo de Poe. Não resisti e procurei o local onde o pai de todos os detetives fictícios está enterrado.

Poe descansa  ao lado desta igreja presbiteriana. O prédio, como toda a parte antiga de Baltimore, édo começo do século 19. Debaixo dele há vários mortos enterrados.

As catacumbas debaixo da igreja não poderiam ser mais perfeitas como cenário para Poe. Com pouca luz, as  covas ganham um ar sobrenatural. Com certeza, o “mestre do macabro” aprovaria.

Este caixão especial é do começo do século 19, antes do advento da conservação química de corpos. Gelo era colocado em volta do cadáver para preservar os tecidos.

Ao lado da sepultura de Poe há um resumo da vida dele e uma homenagem recebida por acadêmicos franceses. Vários contos de Poe são ambientados em Paris, como “Os Crimes da Rua Morgue” e “A Carta Roubada”.

Várias pessoas colocam moedas de um cent (penny) na sepultura, como reconhecimento ao escritor. Também deixei uma.

Alguém deixou duas rosas vermelhas e o desenho de um corvo próximo ao túmulo. Achei uma homenagem tocante. Quase dá para ouvir ele gritar “Nunca mais! Nunca mais!” Se você não entendeu a referência, use o google.

2 comentários:

  1. Caraca, fiquei arrepiada com o post! Tive a oportunidade de ler alguns contos - sou mais de prosa do que de poesia - e realmente adoro. O problema e que ele e daqueles escritores que descrevem o cenario de uma maneira tao perfeita que consigo sentir o "frio na espinha". Como sou um pouco medrosa so lia de dia, normalmente indo para casa as sextas-feiras no onibus Londrina-Maringa, nas edicoes de bolso.
    Beijao Vinicius! Ai continua quente? Ontem deu uma chuvona em NY e refrescou..quero que fique assim o mes inteiro!

    ResponderExcluir